História

Todos os serviços relacionados a saneamento básico realizado no Município de Guaratinguetá eram de responsabilidade do seu Departamento de Obras apensado à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá. No início da década de 1.970, com a criação do PLANASA (Plano Nacional de Saneamento Ambiental), foram criadas as companhias estaduais e os municípios que não aderiram às companhias fundaram seus serviços de saneamento, com a forma jurídica que mais lhes convinha naquele momento histórico.
O S.A.A.E.G. - Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Guaratinguetá é uma Autarquia Municipal, classificada como empresa pública de direito público,
para todos os efeitos legais, criada de acordo com a Lei Municipal No. 1.213 de 26 de fevereiro de 1.971. De acordo com esse diploma e com o seu Regulamento Interno, dela decorrente, compete, com exclusividade, ao SAAEG :
a) Estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contratos ou convênios com organizações especializadas de direito público ou privado, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água e de coleta, afastamento, tratamento e disposição de esgotos domésticos;
b) Atuar como órgão coordenador e fiscalizador dos convênios firmados entre o município e órgãos Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá - SAEG

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