No artigo de hoje destacamos a importância de economizar água diante do impacto que isso causa tanto no ambiente quanto no seu bolso. Fiquem ligados!
Apesar de muitas pessoas já estarem cientes de que a água que consumimos não se trata de um recurso infinito, grande parte da população ainda parece fazer vista grossa quanto ao fato. De acordo com uma pesquisa feita pelo SNIS, o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, estima-se que o brasileiro consuma, em média, 166,3 litros de água em sua rotina diária, superando os 110 litros recomendados pela ONU, a Organização das Nações Unidas. Neste exato momento, há 1,1 bilhão de pessoas que não possuem o mínimo de água potável para consumir, e infelizmente, a tendência é só piorar. Ainda de acordo com a ONU, até o ano de 2050, 45% de toda a população mundial não terá sequer a quantidade mínima de água para utilizar em seus afazeres. Aqui no Brasil, a escassez de água já é uma realidade para 4 milhões de nordestinos que dependem da utilização de caminhões-pipas fornecidos pelo governo. Diante de todos esses fatos apresentados, a melhor coisa que nós meros mortais não detentores de indústrias multinacionais podemos fazer é simples: economizar.
Embora o consumo residencial represente apenas 8% do uso total da água, o que é muito pouco comparado aos 70% utilizados pela indústria agrícola, não podemos nos isentar da responsabilidade de evitar o desperdício. Escovar os dentes com a torneira fechada, colocar o máximo de roupas possíveis na máquina de lavar, usar a vassoura ao invés da mangueira para limpar a frente da casa e ensaboar a louça antes de lavá-la são algumas das atitudes que podemos começar a adotar em nosso dia-a-dia para economizar água e dinheiro também. Mesmo que o valor da água cobrada pela SAEG em Guaratinguetá seja de apenas R$ 18,42, pelos 10 m³ mínimos cobrados, valor abaixo da média nacional de acordo com o SNIS, uma simples economia de 50 litros por dia pode lhe poupar até 27 reais mensais. Na perspectiva de um ano, isso equivale a uma economia de 324 reais. Uma graninha boa, não?
Para ajudar a conter os gastos, já existem alguns equipamentos domésticos que também podem te dar uma mãozinha na hora de economizar. Um arejador de torneira por exemplo, evita gotejo constante e também auxilia no aumento da pressão de água, rendendo uma economia de até R$ 1.200,00 reais por ano. Acoplar um restritor de vazão em seu chuveiro também é uma boa alternativa para aliviar a carteira, pois o apetrecho limita a quantidade de líquido que sai da ducha, gerando uma economia de até 62% em sua utilização. Além do mais, ambos itens são de fácil instalação, e você pode encontrá-los no mercado por uma média de 25,00 reais cada.
Pode-se dizer que a maioria dos esbanjadores de água possui dificuldade em perceber o próprio desperdício. Pra você ter uma ideia, aqui vão algumas dimensões do consumo doméstico. Ao escovarmos os dentes com a torneira aberta por 5 minutos, estima-se que 12 litros de água são utilizados. Em uma escovação com a torneira fechada, apenas meio litro. Ao tomarmos um banho de 15 minutos, 135 litros de água se vão pelo ralo. Em um banho de 5 minutos, somente 45. Devido ao aumento populacional que está previsto segundo a ONU, onde teremos 9,7 bilhões de pessoas habitando a Terra nos próximos 30 anos, crises hídricas se tornarão cada vez presentes em nossa realidade. Cabe a nós, e somente nós, decidirmos como será o futuro das próximas gerações; pois diferente da sede, consciência e empatia nunca mataram ninguém.
Referências:
https://vinaec.com.br/2015/03/agua-consumo-residencia/
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=145
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm
https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/energia-e-sustentabilidade/5-dicas-para-economizar-agua-no-condominio/?gclid=Cj0KCQiA2vjuBRCqARIsAJL5a-IYfu5LRI-LIastaHSkvBARm_7brBcBZ-Dd42wzt2CNvYM3uoM5vNEaAktDEALw_wcB
https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/quimica-alimentos/reuso-da-agua/
http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/03/tarifa-media-de-agua-varia-ate-158-entre-estados-indica-ranking.html
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/18/populacao-mundial-chegara-a-97-bilhoes-em-2050-preve-onu.ghtml