Ailton Barros e Paulo Mendes estiveram à frente de grupos de trabalho na produção de artigos que foram aprovados por três eventos de porte nacional e que foram publicados pelas revistas TAE e Saneamento Ambiental. Ailton destaca que “não existe resultado formidável se não tiver sacrifícios das partes envolvidas”.
Temas de suma importância na área de saneamento foram abordados pela equipe técnica da companhia durante a elaboração dos trabalhos, tais como:
- Quantificação do resíduo gerado em etapa específica no tratamento de água;
- Avaliação quantitativa e qualitativa do volume de água gerado em processo de lavagens de unidades de tratamento de água, analisando a possibilidade de retorno ao processo e impacto direto na redução das perdas.
- Análise do consumo de água tratada em período antes e durante a pandemia causada pelo Covid-19 na área urbana de Guaratinguetá.
Em junho de 2021, foi publicado na primeira edição do evento LETA (Encontro Nacional de Lodo de Estação de Tratamento de Água), o artigo “Quantificação do Lodo Gerado de decantadores da ETA de Guaratinguetá” desenvolvido pelo engenheiro civil Ailton Barros e o engenheiro químico Paulo Mendes.
Ocorreu também o envio do artigo “Avaliação quantitativa e qualitativa do efluente clarificado dos decantadores e filtros da ETA em Guaratinguetá” para os eventos 31° Congresso Brasileiro de Engenharia Ambiental (organizado pela ABES) e o 32° Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (organizado pela AESabesp), sendo ambos os trabalhos aprovados para a apresentação na modalidade Oral nos meses de setembro/21 e outubro/21 respectivamente.
Em paralelo ao envio dos trabalhos para os congressos para avaliação das comissões organizadoras, os engenheiros enviaram também para análise das revistas técnicas de saneamento. A iniciativa para o envio do material para as mídias nacionais partiu diretamente do diretor presidente da Companhia, Miguel Sampaio Júnior, com incentivo do diretor Administrativo Diogo Margato.
O pensamento maior de fazer esse encaminhamento dos trabalhos para as análises dos congresso e das revistas técnicas foi uma situação, não apenas, a título profissional, mas a título corporativo, porque apesar de ser uma empresa de porte municipal, nós estamos inseridos em um estado que tem renome nacional na área de saneamento”, afirmou Ailton Barros, engenheiro que teve interface direta com as editoras das revistas.
Foram árduos os dias de trabalho para a produção o artigo, consistindo na produção textual e elaboração de tabelas e gráficos. De acordo com os depoimentos dos funcionários, a realização dos ensaios para a geração das informações iniciava às 6 horas da manhã, e em outros dias, os ensaios eram concluídos às 21 horas. No entanto, como Ailton afirmou em entrevista “Não existe resultado formidável se haver sacrifícios por parte dos envolvidos”
AS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS
Não pensem que é fácil ter o artigo publicado em uma revista. Segundo Paulo, há todo um processo para que seja aceito, e este é composto desde o momento de produção do artigo, até as análises e revisões da equipe das revistas em que os artigos foram encaminhados.
Ainda que o trabalho elaborado pelos engenheiros da SAEG tenha obtido o reconhecimento por duas revistas de porte nacional, TAE e Saneamento Ambiental, passou também pela análise das comissões avaliadoras dos congressos organizados pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
Na verdade, o engenheiro civil ainda afirma que houve competência de um lado para a produção do trabalho, mas também, sorte do outro devido à coincidência como o período para as edições das matérias nas revistas técnicas. O período de envio dos artigos para a análise dos editores, em junho de 2021, permitiu a publicação o mais rápido possível, em agosto (Revista TAE) e setembro (revista Saneamento Ambiental), levando em consideração que o tempo mínimo entre o primeiro envio e a publicação está entre 5 a 6 meses.
A revista TAE é composta por matérias técnicas produzida por empresas e profissionais da área, com a participação de professores das melhores universidades do Brasil, que apresentam soluções em pesquisa e desenvolvimento realizados na área do saneamento, trazendo as novidades dos meios acadêmicos e empresariais.
O artigo técnico encaminhado, pela SAEG, para a revista TAE está publicado na edição n° 62, correspondendo ao período agosto/setembro de 2021, para consulta e melhor conhecimento.
Já a publicação na revisa técnica Saneamento Ambiental, o artigo consta na edição nº 199 (período de setembro/outubro de 2021).
A SAEG
É de suma importância para a Companhia ter os trabalhos técnicos aceitos e publicados em mídias e congressos de porte nacional, pois a SAEG é composta por pessoas que possuem um intelecto e trabalham com aquilo que eles acreditam que podem mudar na área de atuação.
A iniciativa da elaboração dos trabalhos surge da vontade e empenho dos funcionários, e também do apoio e incentivo da direção da Companhia, para que o conteúdo não apenas trate-se de reconhecimento técnico, mas que possa ser reproduzido em escala futuramente. Nessa equação, ganha o funcionário com o reconhecimento e a empresa em ter em seu corpo técnico profissionais de alto gabarito.
Nós trabalhamos e vemos que podemos mudar, e são melhorias que ao longo do tempo farão mudanças no modo da empresa atuar”, como informou o engenheiro químico, Paulo Mendes.
SAEG sempre em frente. #Saegsemparar