Siga o passo a passo de como limpar a caixa de água e evite contaminação que afetam diretamente a saúde da família. Uma higienização a cada seis meses é o suficiente para driblar problemas relacionados a qualidade do seu reservatório.
Você consegue lembrar da última vez que limpou a sua caixa d’água? Se sua resposta for não, aconselhamos a dar uma olhada no reservatório para ter noção do quão sujo pode estar. E caso, não queira chamar um especialista para realizar a impeza, fiquem ligados as dicas e passo a passo deste artigo.
Talvez você ainda não saiba, mas fazer a limpeza da caixa d’água é muito importante para evitar problemas futuros, como o entupimento dos canos e até mesmo o surgimento de protozoários e bactérias prejudiciais à saúde de sua família.
E se o seu reservatório não tiver tampa, saiba que além dos problemas citados, têm o risco de sua caixa se tornar criadoura de mosquitos da dengue.
Mas fique tranquilo! Aqui ensinaremos passo a passo de como limpar corretamente a sua caixa d’água.
Você também é responsável
A SAEG garante a qualidade da água até chegar em sua casa, a partir deste momento, nós dividimos a responsabilidade com você.
Está em suas mãos o dever de manter o seu reservatório limpo. E antes de tudo, lá vai a primeira dica: Limpe sua caixa d ‘água a cada seis meses.
Se você nem lembra quando foi a última vez, ou mesmo, se teve uma primeira limpeza. Prepare-se para colocar a mão na massa.
Qual a importância de limpar a caixa d’água?
A caixa d’água residencial é um grande reservatório que armazena água para o consumo. Essa água é utilizada em nosso dia a dia, mais especificamente, para nossos banhos, no preparo de alimentos, lavagem de roupas, lavagem de louças e entre diversas outras finalidades.
Portanto, a água proveniente da caixa d’água é utilizada o 24 horas por todos os dias. Por isso, a importância de ter um reservatório higienizado é a mesma de consumir uma água limpa e pura!
Quando a limpeza não é feita periodicamente, a caixa d’água pode acumular resíduos em seu fundo. Consequentemente, acarreta prejuízos para os moradores da casa, como também pode gerar doenças.
Quais são as principais doenças?
A falta de higienização constante propicia o surgimento de fungos, bactérias, protozoários e até mesmo algas. Esses agentes são contaminantes e, em sua maioria são tóxicos a saúde.
Entre as doenças que uma caixa d’água suja pode causar estão:
- Esquistossomose;
- Leptospirose;
- Hepatite A;
- Gastroenterites infecciosas;
- Amebíase;
- Febre Tifoide;
- Dengue (que não prejudica necessariamente só quem consome a água, mas também moradores da região).
Então vamos evitar quaisquer danos que sejam! Mas o que será preciso? É isso que você vai encontrar no próximo tópico.
O que é preciso antes de começar a limpeza?
1° Passo: Separar os equipamentos necessários, sendo eles: Água sanitária, um par de luvas de borracha, escova de limpeza nova, balde e panos limpos.
2° Passo: Feche o registro e corte o fornecimento de água que vem da rua para a sua caixa.
#DicaSAEG – De preferência, faça esse processo algumas horas antes de começar a limpeza. Assim você consumira a maior parte do conteúdo da caixa com seus afazeres domésticos sem desperdiçar.
3° Passo: Esvazie sua caixa d’água.
Passo a passo: Como limpar a caixa de água
Antes de começar, coloque as luvas para a sua proteção.
Tampe a saída de água
Quando a caixa estiver apenas com um palmo de água, você pode iniciar a limpeza. Assim, tampe a saída de água que vai para o encanamento, para evitar que os equipamentos desçam pelos canos.
Inicie a limpeza
Aplique a água sanitária dentro da caixa d’água e esfregue o fundo e as laterais com a escova de nylon nova e limpa.
#DicaSAEG – Apenas a água sanitária é o suficiente para higienizar a sua caixa d’água, então aconselhamos evitar o uso de sabão, detergente ou qualquer outro produto que pode deixar resíduo.
Enxugue a caixa d’água
Com a ajuda de um balde, retire toda a água restante no reservatório. Com os panos limpos, enxugue as laterais e o fundo da caixa d’água.
Volte a encher o reservatório
Abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe a caixa d’água encher novamente. É importante que neste processo a saída de água para os encanamentos da casa mantenha-se fechado.
Finalize a limpeza da caixa d’água
Com o reservatório cheio novamente, despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Aguarde 2 horas e durante este período não utilize a água armazenada. Após isso, feche o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento.
#DicaSAEG – Deixe essa água descer pelo encanamento e utilize apenas para descarga e faxina da casa.
Uma vez que a caixa d’água estiver vazia, abra o registro e espere para que o abastecimento da água seja retomado. Agora, é só tampar a caixa d’água para evita a entrada de sujeira e propagação do mosquito da dengue.
Lembrando que é importante fazer este processo a cada 6 meses.
Quais são os principais benefícios?
Depois de ver como é simples limpar a caixa d’água é hora de mostrar quais são os efeitos benéficos dessa prática.
Dentre os principais benefícios de limpar a caixa d’água estão:
- Prevenção de doenças como leptospirose e cólera;
- Diminuição das chances de doenças de pele ocasionadas por limbo que pode se formar no interior da própria caixa e na tubulação;
- Verificação de presença de animais no interior do reservatório.
Para mais informações, siga o nosso perfil no Instagram!