
Realizar corretamente as etapas de separação de lixo é uma das principais armas para impedir a disseminação do coronavírus. Entenda!
A pandemia do Sars-Cov-2, ou coronavírus, está sendo responsável pela paralisação de incontáveis setores e indústrias, promovendo, ao mesmo tempo, o isolamento social entre toda a população. Entretanto, apesar da abrupta interrupção em diversas áreas, a produção de lixo segue o caminho inverso à pandemia, se expandindo gradualmente devido aos impactos provocados pelo Covid-19 em relação a quarentena. Como a prestação de serviços de coleta de lixo e de limpeza urbana não podem (e nem devem) ser interrompidas em tempos de pandemia para preservar a saúde e o bem-estar da cidade, devemos ficar atentos aos cuidados que devem ser tomados na hora de preparar e separar o lixo para a coleta.
Caso não haja confirmações ou casos suspeitos de coronavírus em sua residência, o lixo poderá ser adequadamente separado como de costume, certificando-se de que os resíduos estejam bem embalados a ponto dos trabalhadores da limpeza urbana não terem contato direto com o material descartado. Entretanto, caso você ou outro morador da residência apresente sintomas ou até mesmo a própria confirmação da doença, medidas de precaução mais severas deverão ser tomadas durante o processo de separação. Primeiramente, é importante que todo o lixo gerado na residência ocupe o mesmo recipiente, de preferência. Também deve-se fazer a utilização de dois sacos de lixo para armazenar todo o descarte, prevenindo assim o contato com animais e o rompimento do mesmo.
Certificar-se de que o lixo esteja perfeitamente armazenado é uma das melhores maneiras de garantir a segurança da população e principalmente dos coletores, que atuam diariamente na linha de frente e estão mais expostos ao vírus. Além disso, medidas de higienização devem ser intensificadas dentro e fora das residências ao utilizar luvas e fazer a correta higienização das mãos com álcool gel, antes e depois de realizar a evacuação dos sacos de lixo. Dito isso, podemos concluir que ao realizarmos cuidadosamente esses processos (separação, descarte e coleta) estaremos prevenindo a acumulação desnecessária do lixo, promovendo a higiene ambiental e impedindo a disseminação do novo coronavírus. O planeta agradece, e a gente também!