Entenda o que são os poços artesianos que alguns bairros de Guaratinguetá têm como forma de abastecimento de água de determinada região.
O Poço artesiano mais recente de Guaratinguetá está sendo construído no Bairro da Rocinha. Muitos outros bairros da cidade também possuem poços como forma de abastecer água, aproveitando a oportunidade, viemos explicar o que são esses poços e qual a funcionalidade de tal.
Para assim, vocês, munícipes entendam cada vez mais os investimentos que a SAEG faz em prol da cidade e do bem-estar dos munícipes.
De início, vamos entender o que é um poço artesiano?
O que é poço artesiano?
É um poço perfurado com um diâmetro pequeno porém com grande profundidade, além de um detalhe importante: a água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície.
Foi nomeado como “poço artesiano” no século XII, quando, em 1126, foi criado um poço do gênero na cidade francesa de Artois, ou Artésia. Tanto o artesiano quanto o semi-artesiano são chamados tecnicamente de poço tubular profundo. Ambos são escavados por furadeiras gigantes, usando uma broca desenvolvida pela indústria petrolífera.
Partes constituintes do poço artesiano
Para facilitar ainda mais o entendimento sobre o processo para obtenção de um poço, primeiro é preciso entender as partes que o constituem e seu princípio de funcionamento. Portanto, um poço freático tubular é formado por quatro componentes, sendo: filtro, tubos cegos, pré-filtro e o conjunto motobomba.
Filtro
O filtro é formado por uma tubulação perfurada, sendo de aço galvanizado ou de PVC rígido. Esse filtro refere-se ao primeiro componente a ser colocado na perfuração no solo e deverá ser colocado em toda a extensão do lençol freático.
A quantidade de água que os filtros conseguem filtrar é variável, mas, em média, cada metro de seis polegadas de diâmetro filtra em torno de 10 m3/h de água. Assim, esse filtro com um comprimento de 6 m, obtém-se, por hora, 60.000 L de água filtrada por hora.
Tubos cegos
Estes também poderão ser de aço galvanizado ou de PVC rígido, mas devem ser colocados na parte do poço que fica acima do lençol freático. Além disso, os tubos cegos devem ser colocados até 50 cm acima da superfície do solo.
Pré-filtro
Refere-se a uma camada de areia grossa especial que deverá ser colocada ao longo da extensão do poço, entre a tubulação (filtro e tubos cegos) e a parede do solo.
Bombas
As bombas são os equipamentos que, quando acionados, retiram a água do interior do poço para ser armazenada em um reservatório. O reservatório precisa ficar localizado em um nível superior.
Para retirar a água do interior do poço, pode-se utilizar dois tipos de bombas: as submersas e as centrífugas com injetores.
As bombas submersas devem ser instaladas dentro do poço, porém abaixo do nível da água, ou seja, operam afogadas. Já as bombas centrífugas devem ser instaladas externamente, ou seja, acima da superfície do solo, ficando o injetor conectado na extremidade da tubulação de sucção, portanto, abaixo do nível da água, dentro do poço.
Portanto, o princípio de funcionamento do poço é: a água do lençol freático passa pelo pré-filtro que se encarregará de filtrá-la, retendo eventuais impurezas de maior tamanho. Em seguida, ela passará através do filtro e atingirá o interior do poço, de onde será bombeada.
Diferença entre poços artesianos e semi artesianos
O poço artesiano capta água de reservas mais profundas, aquíferos, e pode ser jorrante ou não. Além disso, pode precisar de bomba ou não
Os poços artesianos são encontrados em regiões mais profundas e não necessitam de filtros. Também é um poço tubular e sua profundidade pode variar de 50 a 2.000 metros. Esses poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 mil litros e duram até quarenta anos.
O poço semi- artesiano capta a água de reservas mais profundas e utiliza bombeamento para extração da água, com utilização de compressor de ar ou bomba submersa.
É um poço tubular que tem filtro e pré filtro para reter as impurezas. A profundidade pode variar de 20 a 50 metros.
Como realizar a perfuração de poço artesiano?
Perfurar um poço artesiano, ou comumente conhecido como poço tubular, não é atividade para qualquer munícipe.
Somente um profissional com experiência é que presta esse tipo de serviço, pois é preciso considerar questões como:
-Características geológicas;
-Natureza do solo;
-Melhor local para perfurar;
-O método ideal de perfuração.
Após essa avaliação é que se inicia a escavação.
Tempo de instalação e validade do poço artesiano
O tempo de perfuração de um poço depende das dimensões e do tipo de geologia encontrado na área da obra. Entretanto, um poço perfurado em área em que o subsolo é composto de sedimentos demora mais do que aquele perfurado em zona de rocha.
A média de tempo para instalação varia de 5 a 20 dias e o prazo de validade de um poço costuma ser de 40 anos de vida útil.
Mas, qual a qualidade da água dos poços?
Uma das questões mais levantadas em relação à perfuração de poço artesiano é sobre a qualidade da água. E para entender, é importante conhecer a diferença entre lençol freático e lençol artesiano, segue abaixo:
Lençol freático – surge a partir do acúmulo das águas das chuvas, da infiltração de rios e lagos, do derretimento de neves. Essa água se infiltra no solo dando origem a camadas de água.
Lençol artesiano – tem basicamente a mesma origem do lençol freático, mas está em limites mais profundos, muitas vezes protegido por rochas. Esses dois lençóis guardam água de boa qualidade, porém é fundamental fazer análises da qualidade da água periodicamente.