OU BAIXE O
APP 156 SAEG

BLOG

POR QUE EU DEVO TER UMA CAIXA D´ÁGUA?

Embora muitos ainda não saibam, a utilização da caixa d’água nas residências de Guaratinguetá é obrigatória desde 1990 conforme ordena o artigo 1° da lei de número 2.140.Ainda de acordo com a lei, o reservatório deve possuir a capacidade para armazenar o volume de água necessária para garantir o consumo equivalente a 36 horas ininterruptas.

As caixas d’água estão, ou deveriam estar, presentes em todas as residências. Ao chegarem no Brasil na década de 60, os reservatórios eram feitos de fibra de amianto. Entretanto, após a OMS (Organização Mundial da Saúde) constatar que o material era potencialmente cancerígeno, o amianto foi rapidamente substituído pelo polietileno. Hoje, esse plástico de alta resistência representa a composição de 36% das caixas d’água no país e possui a capacidade de armazenar até 16 mil litros em um único recipiente.

A caixa d’água, também conhecida como reservatório domiciliar, possui basicamente duas funções principais. A primeira, e mais importante, garante o abastecimento independente do imóvel, poupando o consumidor de ficar sem água quando há interrupções temporárias no abastecimento. Além de ser um “Porto Seguro” para as casas e apartamentos, os reservatórios domésticos minimizam a pressão hídrica que entra nos domicílios. Isso evita que ocorram sobrecargas nas tubulações, que podem gerar entupimentos e até mesmo ocasionar o retorno de água suja para dentro do imóvel.

Diferente das cisternas, que armazenam água da chuva e ficam instaladas sob o chão, a caixa d’água armazena a água vinda da rede e se encontra na parte superior das residências. Entretanto, apenas possuir uma caixa d’água não é o suficiente, tendo em vista que a manutenção da mesma é de extrema importância. De acordo com o Instituto Trata Brasil, que é constituído por empresas que atuam no avanço do saneamento básico e na preservação dos recursos hídricos do nosso país, 63% das internações pediátricas no SUS (Sistema Único de Saúde) são causadas por doenças provenientes da água contaminada. O recomendado é que a limpeza da caixa d’água seja feita regularmente a cada seis meses. O uso de água sanitária na higienização também é aconselhado pois evita a proliferação de vírus, bactérias e até mesmo o surgimento do Aedes Aegypti, o famoso mosquito da dengue, uma vez que os reservatórios apresentam condições favoráveis para a reprodução do inseto.

Apesar de todos os benefícios que oferece, algumas pessoas ainda demonstram uma certa indiferença perante os reservatórios de água. Os motivos podem ser muitos, mas com tantas opções econômicas no mercado hoje em dia, a falta de dinheiro para adquirir uma caixa d’água certamente não deve ser uma justificativa. Então, se você ainda não possui uma em sua moradia, está na hora de rever seus conceitos. Caixa d’água não é luxo. É uma necessidade.

Referências

https://www.webartigos.com/artigos/a-caixa-d-agua/138728

https://fix.com.br/tudo-que-voce-queria-e-precisa-saber-sobre-caixa-dagua/

https://www.h2osolutions.com.br/blog

http://www.tubaraosaneamento.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

MANUTENÇÃO DO DÉBITO EM CONTA
A SAEG informa a todos os seus usuários que, devido a mudança do sistema comercial da Caixa Econômica...
RECADASTRAMENTO DA TARIFA SOCIAL DE PESSOAS FÍSICAS DA CONTA DE ÁGUA COMEÇA NO DIA 01 DE JUNHO DE 2023
A SAEG convoca todos os beneficiários para o recadastramento da Tarifa Social, cujo valor é de 50% da...
SAEG INICIARÁ PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE HIDRÔMETROS COM TEMPO DE USO ACIMA DE 5 ANOS
A SAEG informa que iniciará, a partir do mês de junho, a execução do seu programa de substituição...
MANUTENÇÃO NA RUA GUARANIS CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA (24)
A SAEG informa que por volta das 22h30 de ontem, terça-feira, ocorreu um novo vazamento no entrocamento da...