Ativando seu plano de recursos para o ano de 2020, a SAEG publicou esta semana edital de chamamento para pregão de compra de material para a execução de obra que substituirá, em trecho de grande proporção, a tubulação da adutura da Rua Xavantes.
Em função do histórico de ocorrências, e dos recentes episódios de vazamentos no local, a tubulação passou por intensa verificação e avaliação em pontos cruciais, tendo sido concluído que sua condição é precária, com diversas “emendas” que podem desestabilizar a distribuição da água.
Tal situação dificulta até mesmo a localização do ponto ideal para a instalação das válvulas de alívio, que ajudarão na estabilização da pressão em todo o percurso reduzindo ainda mais possibilidade de rompimentos.
Somado a isso, a posição em que se encontra a adutura, muito mais rasa do que o correto, pode sujeitá-la a efeitos de tração mecânica, ocasionando novos problemas. Dessa forma, o novo trecho de rede será instalado sob o passeio público (calçada) diminuindo a intensidade dessa tração.
O total investido será em torno de R$ 100 mil reais na aquisição de barras de PVC DEFOFO de 250mm (10 polegadas), proporcionando cerca de 660 metros de tubulação nova e adequada. A execução será totalmente realizada pela SAEG.
Diante de todo o trâmite legal de compra, a obra está prevista para ter seu início na primeira semana de março.